BIOGRAFIA

A BANDA

A idéia dos irmãos Renato e Eduardo Pimentel de derrubar o estigma que a música instrumental sempre teve como algo elitista, voltado apenas para músicos ou excêntricos apreciadores, começou a se tornar realidade em janeiro de 1993. Na histórica cidade de Laguna, em Santa Catarina, eles gravaram cinco faixas de uma demo tape, época em que o Brasil Papaya ainda era um sonho da dupla de guitarristas.

Em fevereiro do ano seguinte, finalmente acontece a primeira apresentação ao vivo, incluindo Bruno Ghizoni na bateria e Fernando Braga no baixo. E, logo no início da carreira, o Brasil Papaya – agora radicado em Florianópolis – começa sua tradição de derrubar barreiras. Pela primeira vez em Santa Catarina, um grupo instrumental vence uma etapa de um festival de grupos cover, chegando em segundo lugar entre 25 concorrentes.

A fama do quarteto, que ousou mesclar o ortodoxo e radical heavy metal com outros estilos mais populares, como o chorinho, sempre soando rock and roll e sem parecer piegas ou arrogante, saiu do underground catarinense e chamou atenção de músicos e empresas de instrumentos musicais sediadas nos grandes centros do país. A cada novo show, mais público e o número de admiradores sempre aumentando.

Fernando sai, abrindo vaga para Adriano “Baga” Rotini, num período em que ousadia se tornava cada vez mais palavra de ordem. Era chegada a hora do passo definitivo e, em julho de 1996, o grupo passa 40 dias em São Paulo, no estúdio Creative Sound, onde o sonhado primeiro álbum é produzido. Seguindo as tradições dos ídolos do rock, o quarteto usa apenas o nome da banda para o trabalho. Em novembro de 1996, ainda sem ter um disco lançado, o Brasil Papaya grava seu primeiro videoclipe, para a faixa “The Heart Ends… The Dream Begins” Mais uma barreira cai em abril de 1997, quando o Brasil Papaya faz de “Matando a Inocência” seu segundo clipe. A novidade então era o fato deste ser o primeiro do Estado rodado em película (de 16mm e de 35mm). No mesmo ano, repercute na imprensa nacional a qualidadendo álbum.

Em outubro de 1999 a banda grava “Kichute”, faixa de uma coletânea patrocinada pelo Departamento Artístico e Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É a primeira vez com a formação atual, agora incluindo Alex Paulista na bateria. Os shows vão acontecendo e, além da experiência dos palcos, os integrantes do Brasil Papaya se especializam em outros setores. Renato monta o estúdio The Magic Place e começa a produzir artistas dos mais variados estilos. O Brasil Papaya completa a primeira década no início de 2003, quando inicia os ensaios para um novo repertório. Sem pressa, as composições vão surgindo, agora com a participação ampla dos quatro integrantes. A idéia é fortalecer o status de um conjunto de músicos, se afastando da imagem de um projeto voltado para destacar dois guitarristas. Oito faixas são criadas e nelas segue a tradição de colocar lado a lado rock, blues, choro e heavy metal. O flamenco, o jazz e o funk também se somam em doses discretas, tudo temperado com muito feeling e simplicidade. Até mesmo o tango de Astor Piazzolla ganha espaço em uma versão inusitada, com gaita-ponto, bateria de dois bumbos e guitarras distorcidas convivendo pacífica e harmoniosamente. Características que o espírito do rock and roll, berço e fonte de inspiração do Brasil Papaya, oferece ao mundo há várias décadas. Nos últimos 10 anos a banda passou a ter uma nova formação com a entrada do baixista Baba Jr e Ginho Bernardes na Bateria. 

Foi selecionada para o Circuito Catarinense SESC de Música onde percorreu 21 cidades catarinenses com a Emancipation Tour , que culminou com a gravação do DVD de mesmo nome comemorando os 18 anos de estrada!

Simultâneamente, a banda é convidada a participar das apresentações do Rock Camerata,  Clássicos com Energia e Tributo ao Queen, gravando inclusive um CD e DVD, ambos projetos da conceituada Camerata Florianópolis, que mais uma vez explora os limites musicais.


THE BAND
For brother’s Renato and Eduardo Pimentel the ideaof knocking down the stigma that instrumental musicis elitist, turning its back to everyone but musicians and eccentric music lovers, started to become areality in January, 1993. At the historical city La
guna, in Santa Catarina, they recorded a demo tape with 5tracks. At that time, Brasil Papaya was still a dream in the guitarists heads. In February, 1994, the band gives it’s first performance with Bruno Ghizoni (drums) and Fernando Braga(bass). Right from the beginning, Brasil Papaya (now in Florianópolis) began breaking down thosebarriers. For the first time in Santa Catarina, an instrumental band takes the stage in a cover bands ́festival, reaching second place among 25 competitors. The fame of these four musicians, that dared to mix the orthodox and the heavy metal with more popularrhythms such as “chorinho”, always sounded rock ́n ́roll without seeming ridiculous or arrogant, cameout from the “catarinense”underground and caught the attention of other musicians and fans alike. Fernando left the band, creating an opening for Adriano “Baga”Rotini. It was about time for the next defining step and in July, 1996, the band spent 40 days in São Paulo, at Creative Sound studio realizing the dream of makingtheir first album. Following the traditions of their rock idols, the musicians use only the band ́s name for their work. In November, 1996, without having released their album, Brasil Papaya shoots its first video clip for “The Heart Ends…The Dream Begins”. Another barrier goes down in April, 1997, when Brasil Papaya shot its second video for “Matando a Inocência”. The video was the first in the State to be shot on16mm and 35mm film. In the same year, the quality of the album is echoed in the National Press. In 1999, the band was invited to record a track fora collection sponsored by the Artistic and Cultural Department of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). Brasil Papaya records “Kichute”. Including Alex Paulista on the drums. It was the first time the band recorded a track with the current line up. Besides performing the members begin to pursue other creative outlets. Renato starts The Magic Place, a studio where he begins to produce different artists. Brasil Papaya completed its first decade in 2003. When the band started to rehearse a new repertoire the compositions came quickly and smoothly now with a wider participation from the four members. The idea was to give strength to the image of a band with musicians, getting away from the idea of a project to give status only to the two guitar players. Eight tracks came alive and they all follow the tradition of putting side by side rock, blues, “choro” and heavy metal. Flamenco, jazz and funk are also a dded in discrete doses, everything is well seasoned with feeling and simplicity. Even Astor Piazolla ́s tango gets its share, in an unusual version, with GAITA-PONTO, drums with double bass drums and distorted guitars all of it living harmoniously and peacefully. These are the characteristics of the soul of rock ́n ́roll, the beginning and the inspiration for Brasil Papaya. Over the past 10 years the band has had a new lineup with the entry of bassist Baba Jr and Ginho Bernardes on drums.
It was also selected for the Santa Catarina Circuit SESC music which toured 21 cities in Santa Catarina with the Emancipation Tour, culminating in the DVD recording of the same name celebrating 18 years on the road! Simultaneously, the band is invited to take part in the performances of the “Rock Camerata”, “Classicos com Energia” and “Queen Tribute”, including recording a CD and DVD, both projects of the renowned Orchestra
Camerata Florianópolis, which again explores musical boundaries.